REF.5844 - Coleção de Livros Serviço Social

Fornecedor: Mundial Editora

Referência: 5844

Disponibilidade: Em Estoque

Preço: R$3.000,00
Qtd:
REF.5844 - Coleção de Livros Serviço Social


Editora: CORTEZ EDITORA
Metodologia e Ideologia do Trabalho Social


Este livro é uma das contribuições mais importantes ao movimento de reconceituação do Serviço Social latino-americano.
Nesta edição brasileira, preparada pelo próprio autor, o texto original espanhol foi minuciosamente revisto, modificado e ampliado.
Os capítulos sobre ideologia, metodologia, objeto e estratégias do Serviço Social foram acrescidos de um trabalho que analisa as grandes correntes teóricas da profissão nesta última década.
O livro não fica no criticismo vazio, mas oferece alternativas ao trabalho institucional-profissional de assistentes sociais, educadores, médicos, psicólogos e outros interessados nas “relações sociais” enquanto campo de intervenção.


Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 0,7cm x 13,5cm x 21,0cm
Páginas: 141
Assistência na Trajetória das Políticas Sociais Brasileiras


O estudo denominado Assistência na Trajetória das Políticas Sociais Brasileiras suscita, de forma renovada, diversas preocupações para todos aqueles que se interessam pelo assunto. São pontos marcantes desta pesquisa: o exame de várias formulações de política social, a presença da assistência no conjunto de tal política, as singularidades da assistência e do assistencialismo, e ainda suas relações com o Serviço Social.
A assistência está colocada como um caminho a ser trilhado para a população empobrecida, na busca de bens e serviços, dentro da dinâmica da sociedade de classes. Num Brasil transido pela discriminação econômica, social e política, a assistência pública realiza-se, ao mesmo tempo, sob a forma de humanização de um capitalismo virulento, assim como de um protesto contra a miséria social, desesperadora e constante. Creio ser este o momento mais vigoroso e instigante deste estudo. Somente aí se pode divisar a importância e os limites da assistência pública, quando então se corporifica em auxílios parciais e provisórios.
Trata-se de análise bastante questionadora, que merece amplo debate e muita atenção.
Evaldo Vieira


Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 0,8cm x 14,0cm x 21,0cm
Páginas: 157
Capitalismo Monopolista e Serviço Social


Este livro de José Paulo Netto – professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro – estava esgotado há algum tempo. Sua nova edição, acrescida agora com um apêndice sobre a “questão social”, permite ao público o acesso a um texto básico da bibliografia profissional do Serviço Social brasileiro.
No primeiro capítulo, o autor tematiza o surgimento da profissão, vinculando a sua história à emergência do Estado burguês na idade do monopólio, aos projetos das classes sociais fundamentais e à execução das políticas sociais. No segundo capítulo, a estrutura teórico-prática do Serviço Social, fundada em peculiar sincretismo, é objeto de um exame rigoroso e polêmico.
Amparado numa documentação exaustiva e utilizando o instrumental heurístico da teoria crítico-dialética, este livro constitui uma fonte de consulta indispensável para professores, estudantes e profissionais de Serviço Social. Mas, pela abrangência da sua argumentação, o texto interessa também aos estudiosos das Ciências Sociais.


Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,0cm x 14,0cm x 21,0cm
Páginas: 176
Pesquisa em Serviço Social


Abordando a questão da pesquisa no âmbito do Serviço Social, Aglair Alencar Setubal revela um momento de maioridade da profissão que, sendo fundamentalmente uma prática de interferência nas relações sociais, vem se colocando como uma efetiva interlocução no processo de construção do conhecimento no campo social. Desvendando os sentidos atribuídos à pesquisa no interior do Serviço Social e sua ineliminável relação com a produção do conhecimento, mostra a vinculação orgânica entre a construção do saber e a prática profissional em sua inserção histórica. Entendendo que a tarefa da pesquisa está situada entre as exigências postas ao Assistente Social na contemporaneidade, aponta a necessidade de situá-la como um campo de investimento profissional, rompendo a tradição espontaneísta e superando a dicotomia entre investigação e intervenção.

Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,0cm x 14,0cm x 21,0cm
Páginas: 199
Serviço Social e Filosofia


Esta obra representa uma contribuição de grande alcance no processo de formação profissional de assistentes sociais.
O autor procura mostrar o surgimento do Serviço Social brasileiro atrelado ao projeto de reforma social da Igreja Católica, como também a influência europeia e americana. Num segundo momento, mostra o atrelamento do Serviço Social à ideologia desenvolvimentista, através da ação desenvolvida pela ONU e pela posição de diferentes governos brasileiros. Por fim, busca situar o Documento de Araxá dentro do processo de reconceituação do Serviço Social e o momento histórico que era o da implantação do regime militar, bem como realizar uma análise interna e uma crítica do próprio documento.



Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,1cm x 16,0cm x 23,0cm
Páginas: 206
Brasil em Contra-Reforma


Política social no capitalismo tardio, o livro de estreia de Elaine Rosseti Behring, apresenta-nos uma lúcida análise marxista da gênese e da estrutura das políticas sociais, abordadas com base no desenvolvimento da luta de classes. Já então era possível constatar o surgimento entre nós de uma brilhante ensaísta, plenamente capacitada para enfrentar teoricamente os complexos problemas que aborda.
Neste seu novo livro, Brasil em contra-reforma, Elaine – sempre à luz do marxismo – desmistifica as propostas neoliberais de “reforma do Estado” entre nós, sobre tudo na forma com que foram apresentadas e implementadas na “era FHC” (que ainda não sabemos se terminou), mostrando com competência que estamos diante não de uma “reforma” mas de uma “contra-reforma”, que anula algumas das mais importantes conquistas das classes subalternas brasileiras em sua secular luta pela conquista de direitos.
Brasil em contra-reforma confirma plenamente aquilo que o livro de estreia anunciava: apesar de sua juventude, Elaine Rosseti Behring já se inclui entre os que melhor sabem utilizar entre nós as armas teóricas da dialética marxista, cuja atualidade é cada vez mais confirmada pela trágica realidade do capitalismo globalizado.
Carlos Nelson Coutinho


Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,5cm x 16,0cm x 23,0cm
Páginas: 304
Código de Ética do/a Assistente Social


Este livro certamente se somará a outras produções na reafirmação da perspectiva ético-política construída nos últimos 33 anos, no Serviço Social brasileiro, que se vincula à construção de um novo tempo histórico em que os indivíduos se libertem das expressões cotidianas da exploração e das múltiplas opressões. Esta direção teórico-política emancipatória é adotada pelas autoras, companheiras de muitas lutas, e fundamenta a ação política do CFESS na sua intervenção no campo da ética e dos direitos humanos. Constitui-se, portanto, em mais de uma contribuição do Conjunto CFESS-CRESS para o aprofundamento e espraiamento do debate ético na categoria profissional. Acreditamos na potencialidade desta produção para contribuir na reafirmação do projeto de emancipação da classe trabalhadora, nesse tempo histórico de luta e resistência.

Sâmya Rodrigues Ramos
Presidentes do CFESS


Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,5cm x 16,0cm x 23,0cm
Páginas: 262
A Gestão da Seguridade Social Brasileira


A partir de uma discussão sobre as tendências da gestão social na virada do século, este livro apresenta cuidadosa caracterização dos problemas e tendências do Estado do Bem-Estar Social em face da ofensiva neoliberal no contexto da crise capitalista.
Aponta os principais traços das reformas realizadas. Procede a uma ampla análise crítica das “novas” formas de gestão social pelo deslocamento de responsabilidades do Estado para a sociedade civil, como parte da estratégia incrementalista de privatização e de fomento ao mercado. E analisa a reforma da previdência social brasileira, explorando a “tensão em torno da garantia de proteção social, sob critérios de universalidade ou do acesso seletivo a produtos do mercado de seguros sob critérios de mérito individual”.


Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,2cm x 16,0cm x 23,0cm
Páginas: 255
Curso de Direito do Serviço Social


Com base na Constituição Federal e na legislação ordinária, esta obra expõe uma análise bastante abrangente dos principais conceitos jurídicos sobre a assistência social e suas relações com o serviço social, cuja compreensão é indispensável aos profissionais e estudiosos da área, como um importante subsídio para se entender as mudanças jurídico-políticas inauguradas pela Constituição de 1988 e as leis complementares e ordinárias que se seguiram.

Editora: CORTEZ EDITORA
Dimensões (LxCxA): 3,0cm x 16,0cm x 23,0cm
Páginas: 591
ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente


O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) é a Lei Federal nº 8,069 de 13 de julho 1990, criada para substituir o antigo Código de Menores, atendendo ao disposto no artigo 227 da Constituição Federal. A importância deste documento deve-se à regulamentação acerca dos direitos e deveres das crianças e dos adolescentes, garantindo-lhes prioridade absoluta, especialmente na elaboração e implementação de políticas públicas. Além disso, traz princípios avançados, ampliando e dividindo tal responsabilidade entre família, Estado e sociedade civil.

Esta obra traz, além do texto próprio da Lei, comentários pontuais a respeito dos tópicos mais importantes, esclarecendo e exemplificando como a teoria pode se tornar uma prática cada vez mais disseminada.


Editora: MUNDIAL EDITORA
Dimensões (LxCxA): 1,0cm x 15,7cm x 22,4cm
Páginas: 207
Catálogo Serviço Social


5 cursos onlines disponíveis para vc!

Editora: MUNDIAL EDITORA
Dimensões (LxCxA): 0,2cm x 29,3cm x 20,0cm
Páginas: 26

Fazer um comentário

Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.

Avaliação: Ruim Bom

Digite o código da imagem: